top of page

Exercícios Físicos Podem Aliviar Sintomas Depressivos

  • Foto do escritor: Paloma Cardoso
    Paloma Cardoso
  • 3 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

Na minha experiência como terapeuta, frequentemente iniciam na terapia pessoas com sintomas ansiosos e/ou depressivos - o que após o período pandêmico é estatisticamente entendível, uma vez que os índices de adoecimento mental como depressão e ansiedade aumentou em 25% em adultos e idosos (ANT, 2021).


Acontece que fatores como isolamento social, insegurança alimentar, falta de perspectiva em relação ao futuro e medo de adoecimento, causam estresse potencial para mudar o funcionamento cerebral, possibilitando o transtorno depressivo. Na prática, os clientes sentem, em geral, sintomas como distúrbios de sono e alimentares, dificuldade de concentração, falta de motivação, indisposição, medo constante e outros sintomas típicos dos transtornos de ansiedade e depressão.


Muitos ficam surpresos, mas uma das primeiras recomendações aos clientes que com esses adoecimentos é, além do acompanhamento médico quando necessário, a prática constante de atividade física leve a moderada. Afinal, o que tem a ver uma coisa com a outra?


A prática de exercício físico em pessoas com depressão e ansiedade tem grande potência na redução, prevenção e manejo de sintomas (Batista e Oliveira, 2016; Hamer, 2022; Pereira, 2013; Khonz, 2021), assim como melhora nas funções cognitivas, aumento de autoestima e autoeficácia. Pacientes com ansiedade e depressão foram submetidos à prática de exercícios por um período de 6 meses a um ano. Os resultados foram a diminuição de sintomas ansiosos e menor pontuação em escalas avaliativas de depressão. Um outro estudo (Wipfli, 2011) que comparou amostras de sangue de pacientes depressivos e ansiosos após a prática de exercício de força com amostras de pacientes que não estavam se exercitando e constatou uma diminuição de serotonina nas correntes sanguíneas nos pacientes fisicamente ativos, efeito semelhante aos medicamentos mais comuns usados no tratamento fármaco de depressão e ansiedade (ISRS).


Ou seja, fazer exercício físico leve a moderado vai funcionar como um antidepressivo natural para o seu corpo, pois sua ação neurofisiológica é muito semelhante. Apesar de não substituir o tratamento fármaco quando necessário, se manter fisicamente ativo vai potencializar os resultados do seu tratamento, diminuir seu estresse, aumentar sua autoestima e até melhorar sua concentração!


BENEFÍCIOS DE SE MANTER FISICAMENTE ATIVO!

  • diminui o estresse;

  • regula o sono

  • diminui a ansiedade

  • aumenta a autoestima e a autoeficácia

  • melhora a concentração

  • diminui sintomas depressivos





 
 

Paloma Rodrigues Cardoso

Psicóloga Clínica (CRP: 05/60992)

Tel: (21) 96580-1537

bottom of page